quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Túnel Vila Zilda Guarujá

Técnica inédita

Túnel da Vila Zilda vai ganhar estrutura de PVC para solucionar problemas de drenagem

Simone Queirós

Créditos: Rogério Soares
Na próxima semana, o tradicional túnel Juscelino Kubitscheck, conhecido como túnel da Vila Zida, em Guarujá, começará a dar adeus a seu aspecto cavernoso.

Sob o teto de rochas será colocada uma estrutura diferenciada, que dará a impressão aos motoristas de que se está entrando em um tubo. E isso não é só impressão, uma vez que o material utilizado será o PVC, que ligará o túnel de um piso a outro.

“Desenvolvemos essa técnica inédita para resolver o problema das goteiras e da drenagem. O projeto original previa a colocação de tubos de dreno para ajudar a escoar a água. Mas achamos que tecnicamente isso não resolveria”, disse o secretário de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Verri Fernandes.

A dificuldade, então, era achar o material adequado. “Foi então que tivemos a ideia de usar o PVC. Tem uma máquina que faz tubos de grande diâmetro. De um lado ele é liso, mas do outro tem pequenas canaletas para que a água escoe”.

Duíno afirma que o objetivo é utilizar a estrutura em PVC para todo o túnel, inclusive nas partes em concreto no início e no fim do equipamento. “Mas ainda vou pedir autorização à prefeita para ver se há condições orçamentárias de se fazer isso. Se não for possível, no mínimo pintaremos essa parte de branco para ficar da mesma cor do tubo”.

Enquanto isso, ele afirma que está sendo estudada a iluminação em LED. O número de lâmpadas deve dobrar das atuais 174 para 348. “Esse tipo de iluminação é mais econômica e dura mais. Vamos fazer uma experiência, mas se não der certo colocaremos a tradicional mesmo”.

A reforma do túnel (popularmente conhecido como Túnel da Vila Zilda, que liga quem chega à Cidade pela Rodovia Cônego Domênico Ragoni e vai para a região da Enseada, terá investimento total de R$ 2,2 milhões.

Uma das principais novidades foi a implantação de uma ciclovia e de nova passarela para pedestres, que era alta e foi rebaixada.

Interdições
Para colocar a estrutura que vai dar suporte ao forro de PVC, a partir de segunda-feira o túnel será interditado diariamente, das 21h às 5 horas. A exceção é o Carnaval. A partir da sexta, dia 4 de março, não haverá interdição. A obra volta ao normal na quarta, dia 9. A previsão é que a obra fique pronta até junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário