segunda-feira, 28 de junho de 2010

Guarujá comemora seu 76º Aniversário de Emancipação



Com extensa programação, que inclui a entrega de unidades escolares reformadas, ruas pavimentadas, anúncio de novas obras, programas esportivos e educacionais, além de assinatura de decretos e show musical, a Prefeitura de Guarujá celebra no dia 30 de junho o 76º Aniversário de Emancipação do Município, ocorrido em 1.934. 

História – Mundialmente conhecida por suas belezas naturais, Guarujá, a “Pérola do Atlântico”, cantada em versos pelo poeta Vicente de Carvalho como “A Ilha do Sol”, conquistou sua Emancipação Administrativa no dia 30 de junho de 1.934, através de Decreto assinado pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Armando Salles de Oliveira. A Emancipação Política concretizou-se em 1.948, quando foi eleito o primeiro Prefeito do Município: Abílio dos Santos Branco. 
A História de Guarujá começou bem antes disso, em 1.502, quando a Armada comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio ancorou na Ilha de Guaibê, ao sul da Ilha de São Vicente (hoje, sede dos municípios de Santos e São Vicente). 
Em 1.544, o português José Adorno, ao construir capela em reverência a Santo Amaro, acabou por dar a denominação efetiva da ilha sede do Município, que abençoado, possui dois padroeiros: Santo Amaro (15 de janeiro) e Nossa Senhora de Fátima (13 de maio). 
A criação da Vila Balneária, em 1.893, trouxe ainda mais importância econômica para a ilha, onde foram implantados sítios de cana-de-açúcar e engenhos, arrozais e bananais. 
No Brasil Colônia, Guarujá esteve subordinada à Capitania de São Vicente. De fins do século XVII até as primeiras décadas do século XX viveu sob a influência direta de Santos, até conquistar sua autonomia, através do Decreto de Emancipação Administrativa de 30 de junho de 1.934. 
Aos 76 anos de Cidade Emancipada, Guarujá tem à frente da Administração Pública Municipal a primeira mulher eleita Prefeita da Cidade: a professora Maria Antonieta de Brito.

domingo, 27 de junho de 2010

Prefeita Antonieta trabalha por Macro Projeto Para Habitação em Guarujá...


Exibir mapa ampliado


Guarujá pleiteia projetos habitacionais para mais de 15 mil famílias no PAC 2

Ações prevêem ainda construção de escolas, creches, redes de drenagem, macrodrenagem, energia elétrica, esgoto, abastecimento de água e recuperação ambiental, com investimento total de R$ 707 milhões
Oito amplos projetos de habitação e urbanização foram credenciados este mês pela Prefeitura de Guarujá junto ao Governo Federal para serem inclusos no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) 2. Os projetos prevêem o atendimento a 15.828 famílias, construindo 5.472 novas moradias e consolidando 10.356 já existentes, levando infraestrutura necessária, como rede de abastecimento de água, sistema de esgoto, drenagem, pavimentação e rede de energia elétrica.
As ações envolvem ainda a solicitação de recursos para a construção de três escolas, três creches, um equipamento comunitário ainda a ser definido e a recuperação ambiental na região que compreende a Vila Zilda e a Vila Edna. Do total de projetos, cinco são para habitação e urbanização e três são de macro-drenagem. O total de recursos pleiteado para estas ações ao Governo Federal é de R$ 707 milhões, 103 mil, 538 reais e 71 centavos.
As contrapartidas aos projetos de Guarujá no PAC 2 serão financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Dos oito projetos credenciados, a Prefeitura cadastrou sete e o Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), credenciou o programa Complexo Cachoeira (incluindo Vila Zilda), que contempla o empreendimento “Guarujá G”.
Agora, o Governo Federal analisará todos os projetos cadastrados no País para serem inclusos no PAC 2 e anunciará, em setembro deste ano, os que foram aprovados. A partir de então poderão ser celebrados convênios para início das obras.
O pleito da Prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, foi possível após a regularização da situação financeira da Prefeitura junto ao Governo Federal. Depois de “arrumar a casa”, como gosta de frisar, foi possível à Prefeita credenciar os projetos junto ao PAC 2, visando urbanizar e oferecer planos habitacionais expressivos, que atendam a demanda do Município.
Antonieta salienta que as ações para erradicar moradias em áreas de riscos possibilitarão ao Município mudar sensivelmente sua realidade. “Cadastramos estas obras no PAC 2 e se forem aprovadas darão mais qualidade de vida e cidadania para uma importante parcela da nossa gente, em especial àquela mais necessitada” – pontuou a Prefeita.
A Chefe do Executivo de Guarujá traçou um perfil social para os novos empreendimentos habitacionais, compostos com unidades de ensino e reservando unidades para idosos e deficientes, por exemplo.
Conheça os projetos que a Prefeitura pleiteia junto ao PAC 2:

1 – Projeto CDHU Complexo Cachoeira, incluindo projeto “Guarujá G” – Governo Estadual
Investimento total: 195 milhões de reais.
Consolidação de 3.096 unidadeshabitacionais e construção de 1.462 novas moradias, totalizando 4.558 unidades habitacionais regularizadas com toda infraestrutura necessária
Construção de um equipamento comunitário ainda a ser definido
Remoção de palafitas e recuperação ambiental da área de manguedo lado esquerdo da Via Tancredo Neves sentido Centro – Vila Zilda

2 – Projeto Enseada
Investimento total:157 milhões, 677 mil e 653 reais.
Consolidação de 1.411 unidadeshabitacionais e construção de 2.120 novas moradias, sendo 1.728 apartamentos, 372 casas sobrepostas e 20 casas adaptadas. Estas moradias serão removidas da Barreira do João Guarda (240 unidades), Canta Galo (283 unidades), Cidade Atlântica I (69 unidades), Cidade Atlântica II (11 unidades), Pedreira Matarazzo (213 unidades), Morro da Vila Baiana (464 unidades), Morro Vila Júlia (45 unidades), Vale da Morte (61 unidades), Jardim Três Marias (25 unidades), Morro da Cachoeira (175 unidades), Morro do Engenho (115 unidades), Morro da Vila Edna (55 unidades), Morro do Macaco Molhado (137 unidades) e famílias cadastradas no programa “Locação Social” que ainda não estão inclusas em programas habitacionais (227 unidades); totalizando 3.531 unidades habitacionais regularizadas.
O Projeto Enseada prevê ainda a construção de uma creche e uma escola, execução de ações complementares como ampliação do sistema de abastecimento de água, implantação de sistema de esgoto sanitário, rede de drenagem, abertura de sistema viário, pavimentação, rede de energia elétrica, iluminação pública, trabalho de participação comunitária e regularização fundiária.

3 – Projeto Perequê
Investimento total:103 milhões, 213 mil e 727 reais.
Consolidação de 2.133 unidadeshabitacionais e construção de 936 novas moradias, sendo 800 apartamentos, 128 casas sobrepostas e oito casas adaptadas, para unidades que serão removidas (sendo que 147 serão indenizadas), totalizando 3.069 unidades habitacionais regularizadas.
O Projeto Perequê prevê ainda a construção de uma creche e uma escola, execução de ações complementares como ampliação do sistema de abastecimento de água, implantação de sistema de esgoto sanitário, rede de drenagem, abertura de sistema viário, pavimentação, rede de energia elétrica, iluminação pública, indenizações de benfeitorias para desadensamento e para viário da praia, trabalho de participação comunitária e regularização fundiária.

4 – Projeto Santa Rosa e Jardim Primavera
Investimento total:75 milhões, 705 mil e 631 reais.
Consolidação de 1.121 unidadeshabitacionais e construção de 954 novas moradias, sendo 944 apartamentos e 10 casas adaptadas, para unidades que serão removidas, totalizando 2.075 unidades habitacionais regularizadas.
O Projeto Santa Rosa e Jardim Primavera prevê ainda a construção de uma creche e uma escola, execução de ações complementares como ampliação do sistema de abastecimento de água, implantação de sistema de esgoto sanitário, rede de drenagem, abertura de sistema viário, pavimentação, rede de energia elétrica, iluminação pública, trabalho de participação comunitária e regularização fundiária.

5 – Projeto Serra de Santo Amaro
Investimento total:26 milhões, 213 mil e 54 reais.
Consolidação de 2.595 unidadeshabitacionais e obras de contenção em todas estas unidades nos morros da Vila Baiana, Vale da Morte, Vila Júlia, Barreira do João Guarda, Engenho, Macaco Molhado, Vila Edna e Cachoeira, além do Jardim Três Marias.
O Projeto Serra de Santo Amaro tem como base o Plano Municipal de Redução de Risco do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Macrodrenagem
6 – Projeto de Macrodrenagem da Praia da Enseada
Investimento total:111 milhões, 97 mil e 96 reais.
Famílias beneficiadas: 15 mil.
A intervenção cria uma linha de escoamento alternativa para o canal da Avenida Dom Pedro I, por meio de canais e galerias na Avenida Manoel Alves de Morais. Para garantir a segurança do sistema de drenagem, será construído um reservatório regulador na intersecção da Avenida Manoel Alves de Morais com a Avenida Dom Pedro I, para absorver o excesso de água nas chuvas intensas e garantir baixas vazões nas galerias existentes, pavimentação e micro-drenagem das ruas do Balneário Cidade Atlântica e do Jardim Centenário.

7 – Projeto de Macrodrenagem da Bacia Rio Santo Amaro
Investimento:29 milhões, 56 mil e 757 reais.
Famílias beneficiadas:20 mil.
O projeto propõe a implantação de dispositivos de controle de cheias, locados em pontos estratégicos para reduzir os impactos das chuvas, conjugados com o aumento do nível das marés. O sistema do bairro Santo Antônio contará com a ampliação das canalizações e a implantação de três reservatórios de retenção nos finais das ruas Paulo Orlandi e das Magnólias e da avenida das Acácias. Os canais receberão comportas automáticas, direcionando as águas aos reservatórios por ocasião dos períodos de chuvas intensas. Os reservatórios serão esgotados por bombas.

8 – Projeto de implantação de drenagem complementar do PAC 1 – Parque da Montanha (Vila Zilda)
Investimento:9 milhões, 139 mil e 617 reais.
Famílias beneficiadas:25 mil.

O projeto prevê a implantação de um canal de drenagem de águas pluviais paralelo à Avenida Raphael Vitiello, passagem em tubulação sob a Avenida Lídio Martins Corrêa e linha de tubulações na ligação com o Rio Crumaú.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeita Consegue Recursos para Reforma do Pam rodoviaria e Construção de um Pronto Socorro na enseada

Guarujá é contemplado com recursos estaduais para reforma do PAM Rodoviária

Com o objetivo de reformular a rede pública de Saúde de Guarujá, a Prefeitura credenciou dois projetos do Município no Fundo Metropolitano da Baixada Santista (Governo Estadual). E, na manhã desta terça-feira (15), a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, recebeu a notícia de que a Cidade foi contemplada com recursos para a reforma da UPA Guarujá (popularmente conhecida como PAM Rodoviária)e para a aquisição de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída na Enseada.
O anúncio foi feito durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) pelo presidente do Fundo, Tenisson de Azevedo Júnior. Serão destinados R$ 1.316.393,00 para aquisição de equipamentos na UPA que será construída na Enseada e R$ 1.459.285,98 para a reforma do PAM Rodoviária.
Entre os critérios que definiram a aprovação, foram considerados o atendimento diário de 800 pacientes e a média anual de 265 mil atendimentos no PAM. Já em relação à futura unidade da Enseada, considerou-se o caráter metropolitano do serviço, que também contemplará, além de munícipes de Guarujá, moradores de Bertioga, como do bairro Caibura, e bairros da área continental de Santos, como Caruara.
A chefe do Executivo de Guarujá agradeceu o apoio dos conselheiros e considera que as ações serão de extrema importância para oferecer um atendimento de melhor qualidade à população. “Não poderíamos perder esta oportunidade porque estas ações serão fundamentais para nossa área de Saúde e terão caráter metropolitano. Guarujá vive uma realidade que, na temporada, nossa população fixa de 308 mil habitantes chega a 1 milhão e 200 mil pessoas”, salientou.
Condesb –Além dos prefeitos da Região, a reunião contou com a presença do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubens Jehá, que apresentou o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) e falou sobre o Sistema Estadual de Desburocratização e Processo Único de Abertura de Empresa.
Durante a reunião, Antonieta apontou que Guarujá está inclusa no SIL. A prefeita pontuou ainda a atuação da Polícia Militar no Município, que desde a semana passada realiza a Operação Saturação, aliando iniciativas de segurança, prevenção e cidadania de forma integrada com as políticas sociais da Prefeitura; o sucesso da final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) em Guarujá; e a realização dos 54º Jogos Regionais no próximo mês.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Guarujá recebe a Operação Saturação da Polícia Militar



Teve início oficialmente na última semana, em Guarujá, a Operação Saturação,que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em conjunto com a Prefeitura. A operação visa,entre outras coisas, desestruturar,por intermédio da Polícia Militar, o tráfico de drogas e combater roubos e furtos relacionados ao tráfico de entorpecentes.Para isso, o Comando Geral da PM trouxe para a Cidade policiais das Tropas Especiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota),Comando e Operações Especiais(COE), Cavalaria (Regimento 9 de Julho), Canil, Gate, Trânsito e Grupamento Aéreo, que se somarão aos policiais do 21° Batalhão de Policiamento do Interior trabalhando na repressão ao crime e atuando na prevenção de crimes relacionados às drogas, tais como porte ilegal de armas, porte de entorpecentes,homicídio, receptação, entre outros.Com isto, a corporação espera proporcionar à população  aumento da segurança.Paralelo às operações de combate contínuo à criminalidade,dentro da Operação Saturação em Guarujá, a Polícia Militar disponibilizou aos munícipes da Pérola do Atlântico diversos serviços de cidadania,um deles, o atendimento odontológico gratuito para crianças de até 12 anos, que aconteceu na quarta-feira (9), na Praça 14 Bis,em Vicente de Carvalho.Segundo a chefe do Executivo,o fato de Guarujá ser o primeiro município da Baixada Santista,considerado Território de Paz e incluído pelo Ministério da Justiça, no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) foi preponderante para que a Polícia Militar escolhesse a Cidade para deflagrar na Região a Operação Saturação.Conforme o comandante do21° BPMI, Coronel Sérgio Del Bel, a Operação Saturação pretende trazer à Cidade ações de prevenção e combate à criminalidade, realizando também ações de cidadania com o objetivo de mostrar a realidade da Polícia Militar e da Polícia Civil, determinadas de acordo com o interesse da população.

Reforma do Túnel

Iluminação tunel


 A Prefeitura iniciou na segunda-feira(14) o trabalho de reforma do Túnel
Juscelino Kubitschek, popularmente conhecido como “Túnel da Vila Zwilda”. Para isso, o local ficará interditado das 19 às 5 horas, de segunda a sexta-feira, até que os serviços estejam plenamente concluídos.
A previsão é de que as intervenções durem aproximadamente sete meses. Entre
os serviços, estão previstos recapeamento da via, troca total de iluminação e sinalização vertical e de solo.
Ciclovia
A obra prevê ainda a implantação de ciclovia e de nova passagem para pedestres, importantes novidades do projeto em execução. A ciclovia estará em
nível elevado acima da via expressa. Uma das margens do túnel terá um recuo de cerca 3,5 metros, subdividido em três faixas: duas para ciclovia e uma para
passagem de pedestres.
Avenida da Saudade
As obras do túnel serão extensivas à Avenida da Saudade (continuação da pista no lado que sai à Vila Júlia), no caminho para a Enseada. Ao longo de seus 3.600 metros (até o cruzamento com a Avenida Dom Pedro I), a via também serárecapeada, ganhará ciclofaixa,nova iluminação e novo projeto paisagístico.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ponte Guarujá Santos



A ponte que será construída na Baixada Santista, para ligar os municípios de Santos e Guarujá, terá trânsito livre para os motoristas. Não haverá cobrança de pedágio.
As obras, estimadas em R$ 700 milhões, devem durar 30 meses. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, num total de 4,8 km de novas pistas, com 1 quilômetro de trecho estaiado.
São esperados 24 mil veículos por dia, que usam atualmente a balsa. Já no período de férias escolares o movimento deve subir para cera de 30 mil veículos
por dia.
De PREFEITA INVESTE PESADO NO COMBATE A DENGUE...


Ações de combate à dengue são intensificadas em Guarujá

A Prefeitura de Guarujá intensifica as ações de combate à dengue no Município, direcionando os agentes de combate às endemias intensificando medidas preventivas contra a doença. A vistoria nas residências dos bairros onde há suspeitos ou casos confirmados de dengue (Bloqueio) está nos bairros Vila Baiana, Cidade Atlântica, Parque Enseada, Jardim Virgínia, Enseada, Maré Mansa e Enseada. O Bloqueio seguirá até sexta-feira (18).

Já a vistoria nos imóveis especiais (escolas, creches, marinas, entre outros), pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, cemitérios, locais com grande quantidade de recipientes) e residências denunciadas pelos munícipes, estão sendo feitas em todos os pontos do Município. Os trabalhos feitos são telagem em caixas d’água sem tampa, recolha de pneus do meio ambiente e outras atividades.

Quanto à nebulização, os agentes estão aplicando inseticida na Vila Zilda, Vila Edna e Vila Selma. O objetivo do trabalho é eliminar o mosquito adulto transmissor da doença. A nebulização costal é feita nas casas que foram examinadas pelo Bloqueio. O serviço prossegue até sábado (19). Outras informações e denúncias podem ser feitas no Disque Dengue 3341-6569 ou 3341-8226.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Poupa tempo Móvel



O Poupa Tempo Móvel esta na praça 14Bis até o dia 26/06/2010 aproveite para atualizar seus Documentos...

Sinalização e Acessibilidade...



A sinalização de toda a cidade esta sendo recuperada,assim como a acessibildade uma das bandeiras da nossa Amiga e Prefeita Antonieta.